domingo, 22 de junho de 2014

Não vai ter Copa!

blink_whatsup

Olámini_gifs187 Como vão? Eu confesso que não estou no melhor dos estados de espírito. Mas, ontem, atualizando o Multi Maiden, percebi que escrever me faz bem! Então, aqui estou. Peço desculpas (de novo) pela demora, mas junho é um mês cheio de acontecimentos, ainda mais este! Enquanto estou no meu quarto, ouvindo o fantástico Fôlego, álbum do Filipe Catto mini_gifs50(Você não o conhece?! Como assim?! Irritado No final deste post, colocarei um link para o Fôlego, na Rádio UOL, embora recomende a compra do álbum! Vale a pena! Polegar para cima), muitos canais de televisão por aí estão transmitindo a Copa do Mundo cute_cao_54 . E eu não tenho nada contra isso, apesar do título do blog! Concordo com os protestos legítimos, contra os gastos bilionários com a infraestrutura (sabe que me sinto desconfortável de escrever junto o que costumava separar por hífen?! Nhé-nhé) da Copa, num país em que faltam serviços essenciais pra população. Não concordo com o quebra-quebra promovido por meia dúzia de pessoas, MAS, reprovo totalmente o uso da violência pela polícia ao reprimir manifestantes. Este não é e não será um blog político, então, não me alongarei em considerações sobre a validade ou não dos black blocs. Só acho que a mídia já criminaliza movimentos sociais por hábito (e interesse) e a ação de mascarados dispostos a quebrar o que vêem pela frente (black blocs ou não) não ajuda muito quem utiliza formas mais eficazes de protesto. A maioria das pessoas é dodói e acha que até escorregão em casca de banana é culpa do PT ou da esquerda. A ação de indivíduos ou grupos que destróem patrimônio numa sociedade que valoriza excessivamente bens materiais, não ajuda os dodóis a respirarem fundo, tomarem um copo d’água e considerarem a validade de movimentos sociais. Mas, esta é apenas a minha opinião. Já disse que sou a favor dos protestos legítimos e jamais criminalizaria movimentos sociais. MAS (de novo), este, acima de tudo, é um blog fofo cute_cao_43. Eu sou mais heavy metal no Multi Maiden. Ou o quão heavy metal uma mulher afetiva e girly até os ossos consegue ser foffis . E a verdade é que não tenho nada contra a Copa do Mundo, por mais que saiba que é um evento organizado pela FIFA e que o “padrão FIFA” não tem nada a ver com o povo brasileiro. Estou até gostando de assistir os jogos! Futebol, quando bem jogado, é muito legal de assistir! Eu gosto de futebol. Joguei futebol na adolescência. Fui devota do São Paulo Futebol Clube durante muitos anos e, até hoje (e desde sempre), o Tricolor é meu time do coração!mini_gifs76 Mas, não assisto uma partida do Campeonato Brasileiro ou Paulista há milênios, nem sei quem joga no São Paulo atualmente! Eu sabia a escalação na época do Zetti (lindo!), do Raí, do Leonardo. Gosto de futebol, mas não como antes. Agora que a Copa está rolando, até sou capaz de discutir futebol. Sei o que é falta, pênalti, escanteio, tiro de meta. Não participo de bolões, porque não vejo graça nenhuma em apostas. Quando jogo algo (baralho, por exemplo), é por jogar. E sinceramente acho inútil participar de bolões numa Copa imprevisível como esta! Aliás, quem diz que esta é a “Copa da zica” só porque os resultados não têm sido os esperados, não tem espírito aventureiro! A graça desta Copa está exatamente no caráter imprevisível! Quem quer saber logo de cara os resultados, que vá ver os filmes da FIFA sobre as Copas anteriores, oras! figielekAchei sensacional a eliminação da Espanha, por razões que estou com uma preguiça imensa de mencionar (não insista); fiquei triste pela derrota do Irã, ontem, não só porque a Argentina venceu, mas porque os iranianos jogaram muito mais bola e também torci pela Nigéria e fiquei feliz pela vitória, considerada “polêmica” por muitos! Hoje, não vi nenhuma partida. Talvez assista Estados Unidos vs Portugal.

Não comprei o álbum da Copa e sempre fico sem saber o que pensar ao passar pelo vão do Masp e ver aquele monte de gente animadíssima trocando figurinhas. Tenho dois álbuns de figurinhas. Da Hello Kitty mini182. Um, quase completei. E tenho um montão de figurinhas repetidas que, neste caso, não são inúteis! Pra não dizer que nunca tive álbum de futebol, eu tive um, do Campeonato Italiano, quando era adolescente, da Panini. Depois da Copa de 1994, me interessei bastante pela seleção italiana (sim, eles eram lindos), tive uma espécie de paixão platônica pelo Roberto Baggio, aquele que errou o pênalti na final contra o Brasil, aí descobri que ele jogava na Juventus de Turim, virei torcedora do time (e me apaixonei pelo Alessandro Del Piero), aprendi italiano, fiz amizade com italianos e muitas coisas incríveis surgiram daí! mini_gifs51 Histórias que devo contar um dia, mas não agora. Sou torcedora da Juve até hoje, mas do mesmo jeito que sou do São Paulo: não vejo uma partida há eras geológicas! Então (voltando ao princípio), comprei o álbum do Campeonato Italiano e não lembro se completei. Mas, é evidente que sempre preferi álbuns de figurinhas bonitinhos, afinal, ninguém se torna girly: nasce girly mini_gifs84 . De qualquer forma, não fiquei (e não fico) imune à beleza de certos jogadores em Copa do Mundo. MAS, simplesmente não consigo ser como muitas mulheres que dividem os moços em pedaços e louvam partes, em detrimento do todo (bonita essa frase! …). Não consigo morrer de amores pelo derrière do Hulk, por exemplo. Pra mim, aliás, ele é só um homem grandão. Geralmente, eu gosto dos caras fofos e não necessariamente eles são belíssimos ou têm corpos estonteantes. Antigamente, eu até era capaz de levar em consideração só a aparência das pessoas, hoje não sou mais. E nunca conseguirei dividir seres humanos em pedaços e considerar cada parte, como se tivesse existência própria. Nada contra quem consegue. As pessoas são diferentes, afinal de contas. 

Acho uma bobagem quem é anti-Copa em época de Copa. Se a pessoa não gosta de futebol, não vê graça nenhuma no evento, acha que a FIFA é uma organização de gente feia e má (o que, de fato, é) ou está completamente na vibe dos protestos, ok. Ficar se vangloriando disso, destilando amargor nas redes sociais e sustentando a clássica postura “do contra”, sinto muito: me parece pura vontade de aparecer. O futebol é um dos esportes mais populares do mundo. É, de fato, legal de assistir. Desperta paixões arrebatadoras, por isso, pode ser perigoso (pensemos nas torcidas organizadas e no que são capazes de fazer, quando a razão desaparece). No Brasil, o futebol faz parte da vida até de quem não curte ou é indiferente. Deixou de ser exclusividade de homens há muito tempo. Faz parte da cultura brasileira. Então, não gostar ou não se importar, é uma coisa. Natural. Difícil, em tempos de Copa, já que não conseguimos escapar: é o assunto do momento. Mas, se você, que está lendo este post, não gosta de futebol e acha a Copa totalmente dispensável, não assista, faça outra coisa durante os jogos do Brasil, dedique-se a um hobby, medite, leia um livro, jogue vídeo game, plante uma árvore, faça um bolo (sugestão aqui), escreva um diário. Ou vá pra rua protestar, se suas razões são políticas. Não encha as paciências de quem está curtindo. É chato, desagradável e desnecessário. Você não demonstra inteligência desprezando o futebol ou o evento. Muitas pessoas inteligentíssimas gostam de futebol e estão acompanhando a Copa. Tipo, eu th_nana028 . Brincadeiras à parte, não condene quem está se divertindo. A Copa é um fato, está acontecendo apesar de todos os pesares e dificilmente acontecerá aqui de novo. Pensei nisso antes de pedir o Fuleco de pelúcia, de presente. Sim, eu ganhei Nhé-nhé. O preço é “padrão FIFA”, mas eu sinceramente acho o mascote bonitinho e fofo e pensei que talvez eu nunca mais veja outra Copa no Brasil. Então, quis uma lembrança! O sumiço do Fuleco no evento, aliás, gera uma discussão bastante interessante. Não vou abordar o assunto aqui, mas no Multi Maiden. Estou assistindo os jogos, sempre que possível e torcendo pelo Brasil, porque acho que vale a pena! Os meninos não são o bando de arrogantes, que só querem saber de balada e ostentação, que vi várias vezes, em várias Copas. O Neymar, até agora, está jogando muito e ele é humilde de verdade! O David Luiz é um fofo. O Hulk é simpático, não vejo estrelinhas, apesar de dois jogadores que considero posers (e não direi quem são, pelo menos por enquanto)! Só acho que o Brasil precisa melhorar bastante, se quiser avançar na competição. O jogo contra o México já foi um sofrimento e tanto! Vejamos como será a partida contra Camarões, que não está ganha, apesar do que dizem certas pessoas, por aí. Estou gostando desta quebra de rotina, de voltar pra casa mais cedo e assistir futebol. Vi meia dúzia de estrangeiros pelas ruas de São Paulo, estou curtindo! Daqui a um mês, a Copa será apenas uma lembrança.

MAS (estou gostando de enfatizar o mas, hoje!), também é preciso descansar um pouquinho da Copa. Afinal, em junho acontecem outras coisas! Festas Juninas, por exemplo. Eu sempre fui apaixonada por Festas Juninas e me deixa meio triste ver que, neste ano, elas não estão recebendo tanta atenção, pelo menos aqui em São Paulo. Inclusive, em pleno mês de cerimônias super brasileiras, não houve uma menção sequer às Festas Juninas na cerimônia de abertura da Copa, que foi, sim, um horror! th_siro07 E eu fiquei indignada não por complexo de vira-lata, síndrome de Estocolmo ou servilismo aos estrangeiros. Não! Acho que a cerimônia foi bem Brazil. O mesmo Brazil representado pela torcida ali presente, que não tem nada a ver com o povo brasileiro e diz muito sobre este país. Aliás, vocês viram o vídeo dos yellow blocks, da Folha de São Paulo (TV Folha)? Procurem por “a Copa VIP dos yellow blocks”, no YouTube. Gente!th_nana027Ninguém merece a elite material deste país! Devo dizer que não tenho nada contra poder aquisitivo, desde que não seja demasiado, ainda mais num país tão desigual quanto o Brasil. Excesso, não! Não acho bacana, mesmo, a injustiça social que existe aqui e diante das reclamações e da falta de educação da galera VIP da Copa do Mundo, sinto vergonha de ser terráquea, quase rezo pra ser sequestrada por uma nave espacial!Alienígena Não adianta nada uma pessoa ter dinheiro se não tem classe, educação, princípio do respeito, capacidade de sentir empatia. Esta é uma sociedade na qual a elite material é completamente miserável, no sentido existencial. Infelizmente, eles transmitem às pessoas a idéia de que só dinheiro basta. O vídeo é lamentável, como foi lamentável a ofensa à presidenta. Mandar alguém tomar naquele lugar, é só falta de educação e respeito, não é “atitude super politizada, de pessoas que estão fartas deste governo corrupto”. Aliás, estamos vivendo num país em que poucos têm parado pra pensar, hein?! Às vezes, eu sinto medo … Devo esclarecer que não sou petista. Achar que a presidenta merece respeito e que existem formas mais eficazes e menos escrotas de demonstrar insatisfação com o governo dela, definitivamente não faz de mim uma petista! … Voltando à cerimônia, eu fiquei indignada por não ter visto o meu país representado nela! Em momento algum! Ficou parecendo uma apresentação do Cirque du Soleil. Só que bem pior! Aí, eu ouvi meia dúzia de gente com síndrome de Estocolmo dizendo que “o Brasil não é só samba e derrière sacolejante de passista”. De fato. Mas, eu preferia ver uma escola de samba. Ou algo que lembrasse as Festas Juninas. As torcidas brasileiras estão menos monocromáticas e isso é bom. Mas ainda não vejo completamente o meu país. E por que diabos colocaram o Pitbull e a Jennifer Lopez pra cantar o tema da Copa, que também é um horror?! mini_gifs68 A Claudia Leitte apareceu no clipe e na cerimônia pra não ficar mais chato, né?! Tipo: tá a gente concorda em colocar uma brasileira. Desde que seja “padrão FIFA”. O Brasil tem a música mais extraordinária do mundo (e quem não concorda, devia ouvir menos música estrangeira!), centenas de artistas que podiam ter feito um puta tema e chamaram aquilo, pra fazer um tema horroroso, que em nada lembra o Brasil e não tem uma gota de energia?! Ah, pelo amor de Deus! … O tema da Copa de 1998, que aconteceu na França, não foi cantado por um francês, mas por um latino, o Ricky Martin. Aquela música é ótima! Infinitamente mais latina e até brasileira que We Are One (Deus me livre de ser one com o Pitbull, credo!)! Música que empolga, pode ser tranquilamente cantada pela galera bêbada e tem energia, vida! Quem concordou com a escolha do tema da Copa de 2014 e dos intérpretes não gosta da gente. Mesmo!

Continuando (e finalizando), este foi o primeiro e será meu último post sobre a Copa no Hidden Luna. Se quiserem ler sobre a Copa, confiram o Multi Maiden. Os posts são em Inglês e eu achei melhor enfatizar a competição lá, já que pessoas do mundo todo lêem o blog, o que me deixa muito feliz! Alegre Então, não vai ter Copa no Hidden Luna. Quem acompanhou o texto até aqui, compreendeu (espero) que eu estou acompanhando a Copa, torcendo pelo Brasil e assistindo os jogos sempre que possível. Agora, está rolando Portugal vs Estados Unidos, mas lá na sala, só estou ouvindo o Datena se esgoelar na transmissão da Band! Aliás, não deixa de ser curioso ver o Datena narrando futebol! Gargalhando Ganhei o Fuleco de pelúcia, acho desnecessária a implicância de certas pessoas com o coitado do mascote, principalmente porque, apesar do nome e da sacanagem da FIFA, o que motivou a escolha do tatu-bola foi uma causa nobre (ele está ameaçado de extinção)! mini_gifs14  Eu gosto de causas nobres. Mas, nem só de Copa do Mundo é feita a vida e eu quero mesmo dar corpo e consistência ao Hidden Luna! Desejo voltar o mais rápido possível. De qualquer forma, espero que vocês tenham curtido o post, até a próxima postagem!

Abraços,

Lunamini_gifs185

P.S.: Eu tentei colocar aqui a URL do álbum Fôlego, do Filipe Catto. O álbum está na Rádio UOL, completo e se vocês quiserem conferir, utilizem a ferramenta de busca. Aí, é só selecionar as músicas que estão no álbum Fôlego. O Filipe Catto, é cantor, compositor e músico gaúcho, uma das incríveis surpresas da nova MPB, simpático, talentoso e lindo! Vale muito a pena conhecer o trabalho dele. O link da Rádio UOL é este:

http://www.radio.uol.com.br/#/home

P.P.S.: Eu comentei sobre a música La Copa de la Vida, cantada pelo Ricky Martin, tema da Copa de 1998. Na minha opinião muito, muito melhor que We Are One! Muito mais latina! E para um evento francês! Perto dela, a We Are One dá (mais) nojo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário