sábado, 3 de maio de 2014

Pequenos prazeres da vida: bolos simples.

s_u_01_10270_01_05

Olámini_gifs184 Adoro finais de semana! mini_gifs84 Poder sair e me divertir, ou simplesmente ficar em casa e me dedicar aos meus hobbies! … O assunto do post de hoje seria outro, mas eu preciso de fotos, que ainda não tirei, então … escreverei sobre bolos simples e/ou pequenos prazeres da vida. Eu sou uma pessoa simples e sofisticada ao mesmo tempo. Mas dou mais valor à simplicidade, ao que é muito bom e não exige centenas de recursos ou complexos e demorados processos de elaboração. Cozinhar, é outra das tantas coisas que gosto de fazer 0fb67d41. Comer, nem tanto. Comida não me dá barato. Mas, combinar ingredientes e perceber aquela alquimia tomando forma e perfumando o ambiente, é mágico! Não deve ser à toa que as bruxas vivem às voltas com caldeirões … th_06421h3_06 Desde que me tornei vegetariana, há mais de dois anos, cozinhar tornou-se uma necessidade, além de um prazer. E eu descobri uma infinidade de ingredientes e possibilidades incríveis! Engana-se quem pensa que vegetarianos não podem comer muito bem! Minhas habilidades culinárias evoluíram consideravelmente e eu acho que consigo convencer qualquer carnívoro a tentar um prato vegetariano, sem se arrepender. Um dia, escreverei sobre a minha escolha, mas já adianto que minhas razões são éticas e ambientais. Não me arrependo de jeito nenhum, porque só vi benefícios até agora! Thumbs up Não desejo convencer ninguém a aderir ao vegetarianismo, não sou vegana (e não sei se serei, algum dia), mas não posso evitar enaltecer um estilo de vida que só me trouxe coisas boas! Minha alimentação não é só vegetariana, é também saudável e o mais natural possível. É claro que, às vezes, enfio o pé na jaca, mas não abro mão do meu healthy lifestyle! Gosto muito de comida caseira, tradicional, de receitas transmitidas de geração a geração, que têm tudo a ver com a nossa cultura. Foi o contato com meus amigos estrangeiros que me mostrou o quanto a culinária brasileira é única e incrível! Aliás, eu vou morrer de saudade da comida daqui, quando estiver no exterior! aborrecido Felizmente sei cozinhar!

Poucas coisas são mais tradicionalmente brasileiras que os bolos simples. Sem recheio, às vezes com uma cobertura bem fácil de fazer, super rápidos e práticos, a companhia perfeita pra um café ou chá icon09_041 . Eu sempre gostei mais dos bolos simples que dos recheados e com coberturas, ou aqueles feitos em reality shows como o Cake Boss. Admiro quem consegue transformar bolos em obras de arte, mas não sinto o menor apetite diante de um bolo em formato de castelo, com jardim, fonte e ponte levadiça! Bolo simples tem cheiro e gosto de infância.  Quando eu era pequena, às vezes minha mãe ou avó fazia bolo e a casa ficava com aquele perfume. A hora do lanche realmente era feliz! ^^ E as receitas são muito simples: bolo de cenoura, de fubá, de coco, de laranja, de chocolate, de banana, de mel, de milho, de mandioca, mármore, formigueiro ou aquele feito apenas com os ingredientes básicos e que ninguém consegue explicar como fica tão bom! Minha família tem receitas ótimas e eu adaptei muitas delas, porque – não tem jeito – farinha branca e açúcar refinado não são legais pra saúde. Às vezes não dá pra fugir da farinha branca, mas açúcar refinado nem existe mais aqui em casa. Nós usamos o mascavo e o demerara, ou mel e melado. Houve uma época em que eu vendia bolos e o que fazia mais sucesso era um gelado, com recheio e cobertura. Não provo este bolo há milênios e provavelmente ele é doce demais para os meus padrões. Mas, posso adaptá-lo, como adaptei várias receitas da minha infância. Às vezes, não dá. Eu faço um bolo de doce de maçã (tudo feito artesanalmente) que não ficaria bom com farinha integral (que é a que eu mais uso em casa), de jeito nenhum! Então, o jeito é fazê-lo com a branca, mesmo. Ninguém precisa ter esta postura, de substituir os ingredientes tradicionais das receitas por opções mais saudáveis, até porque isto é mexer na tradição. Sem dúvida, os bolos simples brasileiros, feitos com ingredientes baratos e acessíveis, no liquidificador ou na batedeira, rapidinho, são muito mais saudáveis que os industrializados ou qualquer outra opção doce de lanche, como os biscoitos recheados, que são terríveis pra saúde e pra silhueta. Mas, acrescentar ingredientes saudáveis ou fazer substituições, é legal também! Eu descobri na culinária vegetariana, saudável e natural um prazer imenso. De fazer as escolhas certas e perceber os efeitos benéficos no meu organismo (aumento da disposição, da calma e da lucidez, melhor funcionamento do organismo como um todo, metabolismo mais rápido, pele mais bonita e a evidente eliminação de peso e gordura localizada). Mas, se vocês não são vegetarianos nem pretendem ser, não tem problema. Importante é que se arrisquem a cozinhar. É mais simples do que parece e vale muito a pena! Existem muitas opções fáceis, rápidas e práticas. É claro que cozinhar bem é uma espécie de dom, mas acho que quem realmente se interessar, pode ser bem-sucedido! Então, usarei este humilde espaço pra compartilhar receitinhas, também. Todas vegetarianas, evidentemente. Mas – confiem em mim! – é comida muito boa! Espero ajudá-los a ampliarem seus horizontes gastronômicos. Isto aconteceu comigo. E eu continuo buscando receitas, ingredientes e possibilidades!

Nada melhor pra começar do que uma receita de bolo simples, mas, saudável. Bolo de banana com granola. Encontrei a receita no livro 100 receitas sem leite e derivados, de Sabrina Sedlmayer, ed. Gutenberg. Comprei na Livraria Cultura (de Arte), do Conjunto Nacional. O livro é especialmente dedicado a quem tem intolerância à lactose, mas é bastante útil pra quem, como eu, deseja parar de vez de tomar leite e diminuir o consumo de derivados (infelizmente, ainda não sei viver sem queijo e iogurte …).

100 receitas sem leite

Eu adaptei a receita só nas medidas (no original é usado o copo americano, eu usei xícara) e diminuí a quantidade de açúcar mascavo. No mais, a receita é a mesma. O bolo é muito fácil de fazer e fica muito gostoso! Recomendo! Aproveitem o fim de semana e a temperatura mais fria e experimentem este bolinho simples e saudável! Outros virão …

BOLO DE BANANA E GRANOLA (Adaptação):
Ingredientes:

- 6 bananas nanicas
- 2 xícaras (chá) de açúcar mascavo
- 3 ovos
- 1/2 xícara (chá) de óleo de girassol
- 2 xícaras (chá) de farinha de rosca
- 1 xícara (chá) de granola  [Eu usei Kellness - Müslix tradicional]
- 1 colher (sobremesa) de fermento em pó
- 1 colher (café) de bicarbonato

Modo de Preparo:
Bata o açúcar, os ovos, o óleo e as bananas no liquidificador até obter um creme homogêneo*. Misture, posteriormente, os ingredientes secos: a farinha, a granola e, por fim, o fermento e o bicarbonato. Despeje em forma de buraco no meio, untada e enfarinhada, e leve ao forno preaquecido a 180/200 graus por cerca de 30 minutos ou até que, espetando-se um palito, este saia seco.
* Eu coloquei apenas 1 xícara (chá) de açúcar no liquidificador. O restante, misturei com os sólidos.
Dica importante:
Quanto melhor for a qualidade da granola, melhor ficará o bolo. Caso opte por comprá-la pronta, verifique os ingredientes atentamente. Observe que esta receita não leva farinha de trigo, por isso a grande quantidade de bananas, que devem estar bem maduras.
- Do livro 100 receitas sem leite e derivados, Sabrina Seldmayer, ed. Gutenberg, p.18

Este é o meu bolo:

Bolo de Banana com Granola-wm

É isso aí, espero que vocês gostem do post e da receita! Nos vemos no próximo post! Bom domingo!

Lunamini_gifs185

Nenhum comentário:

Postar um comentário